Investir em automação industrial é hoje uma das práticas mais desejáveis e vantajosas no mercado. Se você procura otimizar os processos do seu negócio e evitar desperdícios e perdas, esse artigo é para você.

Nesta breve leitura, nosso foco é trazer mais informação atualizada a respeito do que se fala em investir em automação industrial hoje em dia, sem perder a essência do seu negócio, ainda mais se você preza pela tradição e história da sua marca.

O que acontece é que em um mundo cada vez mais veloz, globalizado e que pede por agilidade a todo momento, algumas práticas deixam de se tornar apenas vantajosas, elas passam a se tornar necessárias. É o caso das tecnologias e inovações de mercado.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre investir em automação industrial e aproveite para conferir o que há de mais inovador em soluções no mercado.

 

Investir em automação industrial

Quando se trata de realizar um investimento em seu negócio, sabemos que é preciso avaliar muitas coisas antes e, se possível, ouvir o que os especialistas têm a dizer.

Nossa proposta é justamente trazer esse olhar especializado para uma das práticas de mercado que hoje se tornaram imprescindíveis para o sucesso e crescimento assegurado de qualquer empresa que atue com produção: investir em automação industrial.

Quando falamos em automação industrial estamos falando em:

  • Tecnologia inovadora.
  • Otimização de tempo e processos.
  • Menos desperdício e perdas.
  • Padronização e crescimento.
  • Maior controle dos procedimentos e estoques.

 

Além de outras vantagens que podem ser mais específicas e desejáveis para a sua empresa.

Algumas pessoas se perguntam se a implementação desse tipo de projeto chega a ser muito custosa ou se gera impactos para o capital humano, como dispensa de funcionários e uma visibilidade negativa para a empresa, mas isso não é verdade.

Quanto mais uma empresa investe em tecnologia, inovação e otimização, melhores ficam os seus resultados e a qualidade de vida dos colaboradores na empresa, gerando impactos positivos de forma direta e indireta na produção e na própria cultura da empresa.

Investir em automação industrial é investir no futuro da sua empresa e no sucesso da mesma. Confira:

 

O mundo hoje e a Indústria: devo investir em automação industrial?

Vamos falar um pouco mais sobre o cenário atual e entender como investir em automação industrial se insere nesse contexto de forma decisiva.

O mundo vem mudando de forma rápida, principalmente nas últimas décadas no que se refere à tecnologia e processos.

Desde a Revolução Industrial, que aconteceu na segunda metade do Século XVIII, o que se entende de produção é otimização de tempo.

E mesmo depois de tantos anos e tantos avanços, o que se pode verificar é que investir em automação industrial é justamente otimizar o tempo e garantir processos mais padronizados, controlados e assertivos.

É importante entender como a pandemia do Covid-19 veio a impactar o mundo e o mercado, demandando processos ainda mais ágeis e de continuidade assegurada.

 

O que você precisa saber sobre investir em automação industrial

Para investir em automação industrial é preciso sim fazer um estudo e entender as necessidades da sua empresa e da sua produção.

Vale a pena conferir o que os consultores desse tipo de processo podem trazer como proposta personalizada e pesquisar quais foram os resultados que outras empresas puderam obter a partir dessa inovação.

 

Critérios para avaliar quando investir em automação industrial é ideal

Existem alguns indicativos que podemos pontuar de antemão para que você possa identificar se a sua empresa está preparada para investir em automação industrial.

Confira quais são:

 

O primeiro ponto a considerar é: como está a demanda?

Se a sua empresa possui colaboradores qualificados, mas a demanda está aumentando e eles não estão conseguindo atender, você precisará decidir qual a opção mais eficiente para o seu processo.

Contratar e capacitar novos colaboradores levará um certo tempo, pois eles precisarão ser treinados.

Ou automatizar os processos repetitivos e os recursos humanos assumem outras atividades do processo.

Se a sua demanda está aumentando e você está convencido de que o seu processo atual não conseguirá atender, é preciso pensar em investir na automatização dos processos produtivos. Além disso, essa é uma decisão que tornará a sua empresa mais competitiva e a se manter no mercado.

 

Economia de custo

A automação industrial exige um investimento único no início da implementação, mas o custo-benefício vale a pena a médio e longo prazo. E como custos adicionais podemos considerar a contratação de serviços terceirizados ou de uma empresa de automação industrial para a realização de manutenções. Esses custos serão pontuais, e quando o projeto de automação é realizado por empresas especialistas, esses custos tendem a ser baixos.

 

Expansão dos negócios

Se você tem planos para a expansão das operações, oferecer novos produtos, melhorar a equipe, entre outros pontos, investir em automação é um caminho natural.

 

Analise a concorrência

É preciso analisar como a sua concorrência está em relação aos processos industriais automatizados. Se empresas do mesmo segmento estão investindo em máquinas de automação e colocando tarefas no automático, é hora de você repensar a produção da sua empresa.

Uma empresa com estratégia inteligente é capaz de monitorar seus próprios processos e os dos concorrentes.

 

Melhorar a eficiência e reduzir os processos repetitivos realizados por colaboradores

Quando uma tarefa é feita por um colaborador repetidas vezes existe uma variação no padrão, além de estarem suscetíveis a possíveis erros de execução ou utilização de equipamentos. Isso já não acontece em processos automatizados.

Melhorar os processos produtivos de forma eficiente fará com que a sua empresa seja mais competitiva em seu mercado de atuação.

Com a automatização dos processos é possível melhorar as métricas da sua empresa, pois as informações serão mais precisas. Assim, as suas decisões serão baseadas em dados do presente sendo comparados com dados do passado.

 

Ergonomia e segurança

Se as tarefas realizadas oferecem perigo à integridade física e à saúde dos colaboradores, você deve considerar o investimento em automação industrial.

Esses são apenas alguns critérios que você deve considerar ao investir em automação industrial.

 

Vantagens de investir em automação Industrial

Dentre otimizar processos e elevar o nível de produção e operação da sua empresa, podemos também pontuar algumas das principais vantagens de investir em automação industrial como:

  • Aumento de produtividade.
  • Redução de erros e perdas.
  • Mais qualidade para o produto.
  • Maior organização e controle.
  • Melhor custo-benefício em relação à investimento em mão de obra.
  • Maior independência nos processos.
  • Crescimento assegurado.

 

Confira a Hartness – SEE Sistemas e as melhores soluções para investir em automação industrial

Considerando investir em automação industrial? Então que tal conferir um projeto personalizado realizado por uma equipe de especialistas de uma das empresas líderes desse segmento do mercado?

A Hartness SEE Sistemas trabalha no coração da sua empresa para fazê-lo bater mais rápido e mais forte, elevando o nível do seu negócio para outro patamar!

Para investir em automação industrial com assertividade e segurança, consulte os nossos especialistas!

 

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das novidades!

 

Até a próxima!