O sistema de paletização é o agrupamento de cargas, de modo organizado e compacto, em cima de paletes protegidos.

A paletização é algo bem comum no cotidiano de todas as empresas que precisam transportar ou armazenar grandes volumes de produtos, peças ou matérias-primas. Essas empresas necessitam de soluções para a correta embalagem, armazenamento e transporte desses materiais, e uma delas é a paletização automatizada.

 

Paletização automática

A busca por soluções que oferecem agilidade e eficiência deve ser a premissa de qualquer processo produtivo.

A paletização automatizada é o uso de robôs com braços articulados, que são capazes de manipular e transportar qualquer tipo de material, com forma geométrica definida ou não.

Se o sistema de paletização automática não faz parte da sua produção, você precisa rever alguns conceitos, pois esse sistema pode trazer excelentes resultados para a sua operação.

 

Benefícios da paletização automatizada

Quando falamos em paletização, logo pensamos em caixas ou materiais que possuem formas definidas. Mas quando falamos em embalagens flexíveis (como fardos), que não possuem formas definidas, o desafio é ainda maior.

Com isso, a paletização automatizada se torna ainda mais importante no processo produtivo.

Esse é o caso da M. Dias Branco, que nos procurou com o desafio de melhorar o processo produtivo com a paletização automática de fardos.

 

“Tive a oportunidade de estudar e desenvolver com a SEE Hartness algumas soluções de paletização em diferentes unidades industriais. Dentre elas, destaca-se dois projetos desafiadores por manipular fardos de diferentes tamanhos e configurações. Por não possuir forma geométrica bem definida esse produto apresentava riscos de queda e parada de linha durante o processo de transporte até os robôs, pick and drop durante a paletização e transporte automático dos pallets.

A interação dos times de engenharia para buscar as melhores soluções, assim como o comprometimento da equipe comercial em atender todo o escopo dentro do prazo destacaram-se em ambos os projetos. As entregas foram eficazes e bem-sucedidas. Ressalto também o atendimento pós-service, sempre presente nas necessidades.”

Luiz Pedro S. Gonçalves | Gerente de Produção – M. Dias Branco

 

Quando esse tipo de embalagem é manuseado, armazenado ou transportado de forma incorreta, pode trazer os seguintes problemas:

  • As embalagens poderão ficar para fora das dimensões do palete e mal empilhadas. Com isso, elas podem cair e serem danificadas e até machucar pessoas próximas.
  • Durante o transporte as embalagens podem ficar em atrito com as laterais do veículo, causando danos às embalagens e posterior prejuízo.

Se apenas um pacote estiver danificado, o estabelecimento de destino da mercadoria poderá recusar toda a carga.

Separamos 5 benefícios, de vários, que compravam que a paletização automática pode ser algo rentável para o seu processo produtivo.

 

  • Aumento de produtividade

Com a paletização automatizada os produtos ficam dispostos de forma mais organizada, assim a manipulação e conferência são mais ágeis.

Com o ganho de tempo, aumenta a produtividade e oferece agilidade em todos os processos logísticos, e isso impacta positivamente nos ganhos da empresa.

Com a implantação da paletização automática a M. Dias Branco conseguiu aumentar a produtividade em 10%, imediatamente após os 4 meses de implementação do sistema.

 

  • Redução de absenteísmo 

O processo de paletização manual é um trabalho repetitivo e pesado, com isso, o turn over, as faltas e os processos trabalhistas são frequentes.

Após a implantação da paletização automática a redução do absenteísmo foi de aproximadamente 90%. Afinal, uma linha de produção que precisava de 10 colaboradores passou a ter apenas 1, os demais foram realocados para outras tarefas consideradas mais estratégicas para o processo.

 

  • Redução de despesas com embalagem 

A principal função do filme strech na paletização é proteger e unificar a mercadoria.

A M. Dias Branco conseguiu uma redução de 49% no custo de embalagem de cada palete, sem falar de toneladas de plástico que deixaram de ir pro meio ambiente.

 

  • Melhoria de indicadores de qualidade

Conforme podemos ver nos vídeos abaixo, na paletização automática o palete fica mais estável, fazendo com que o empilhamento não corra risco de cair. Já no processo manual, a paletização não fica estável e a carga tem mais chance de tombar ao ser transportada.

 

Operação SEM paletização automatizada.

 

Operação COM peltização automatizada.

 

A Hartness SEE Sistemas pode te ajudar!

 Como você pôde ver, o sistema de paletização automática é uma ferramenta fundamental para que você aumente a sua produção com mais segurança e eficácia. Por isso, você deve procurar uma empresa para agregar valor e oferecer a solução mais adequada para as suas necessidades.

Acesse o nosso site e conheça mais sobre as nossas soluções de paletização.

 

Quer paletizar a sua cadeia de suprimentos e não sabe por onde começar?  Nós podemos te ajudar! Acesse o nosso site e conheça as nossas soluções.