A evolução tecnológica se tornou algo essencial para as empresas se manterem competitivas em seu mercado de atuação. É nesse contexto que entra a automação industrial.

Quer saber mais como a automação industrial pode impactar a sua indústria? Então, boa leitura!

 

O que é automação industrial?

 

A passagem das empresas à Indústria 4.0 é um fator essencial para o sucesso no atual mercado. Com isso, o monitoramento, a integração e a automação de processos abrem as portas para uma produção mais inovadora.

Então podemos definir que a automação industrial é a aplicação de tecnologias de software, hardware e equipamentos específicos para a melhoria dos processos produtivos.

O principal objetivo da automação industrial é implementar projetos que possam ser capazes de aumentar a autonomia da produção, diminuindo ao máximo os esforços humanos na cadeia de valor.

A automação industrial está ligada diretamente com a Indústria 4.0 , pois integra Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas (IoT) e Computação na Nuvem para o desenvolvimento de “fábricas inteligentes”.

 

Conheça os benefícios oferecidos pela automação industrial

 

 

Seja na indústria ou em qualquer lugar que necessite da produção de algum produto, os benefícios da automação industrial podem ser ilimitados. Pois, ao automatizar processos, é possível melhorar e aumentar o desempenho de uma produção, além de gerenciar as tomadas de decisões de forma rápida e descentralizada.

Só por esses motivos, a automação industrial se torna cada vez mais popular em todo o mundo.

Mas para te convencer de que a automação industrial é o caminho natural que as empresas devem tomar, listamos outros benefícios.

Confira!

 

Aumento da produtividade

A melhoria e o aumento da produtividade são um dos benefícios mais significativos oferecidos pela automação industrial.

A automação quando aplicada às máquinas automáticas permite o alcance de ciclos cada vez mais rápidos com eficiência e repetibilidade.

Um trabalhador não pode executar uma tarefa de novo, de novo e de novo com a mesma qualidade, mas um sistema automatizado, sim.

 

Redução de custos

Um sistema de automação industrial é capaz de reduzir custos de instalação, pois oferece rápido retorno do investimento, isso devido a eficiência e aumento na produtividade. Com um sistema automatizado e operando, não são necessários trabalhadores para atividades extras, podendo ser aproveitados em atividades mais essenciais.

Além disso, os sistemas automatizados são programados para economizar energia elétrica quando não estiverem em funcionamento.

 

Melhoria da Qualidade

Com a automação industrial os processos podem ser controlados e regulados, garantindo a qualidade do produto final, evitando possíveis falhas humanas, principalmente em atividades que são repetidas várias vezes.

 

Segurança

Todo sistema de automação industrial deve ter como princípio a segurança. Mas para que isso seja garantido, no Brasil, existe a norma regulamentadora a NR-12, que obriga os fabricantes de máquinas a seguirem um rigoroso padrão de práticas de segurança.

Por acidente, um operador humano pode cometer erros ao operar uma máquina manualmente. Já em um sistema automatizado, esse tipo de erro é minimizado, além de trabalhar em ambientes que oferecem potenciais riscos para trabalhadores humanos.

 

Vantagem Competitiva

A competitividade é um fator fundamental para que as empresas sobrevivam no mercado atual.

Com as soluções de automação industrial as empresas conseguem diminuir custos, melhorar a qualidade, melhorar e aumentar a produtividade, permanecendo-se fortes perante aos concorrentes e possíveis crises econômicas.

 

Precisão

A precisão é um dos pontos mais importantes da automação industrial.

Todas as variáveis envolvidas nos processos produtivos são medidas por um computador principal, que possui um software de inteligência artificial. Esse programa assegura a precisão e o tempo para a produção, sem ele isso não seria possível.

 

Monitoramento Remoto

A operação remota e os sistemas de controle estão cada vez mais integrados na maioria dos sistemas de automação industrial. Isso permite monitoramento e controle dos processos produtivos a longa distância.

A conexão pode ser feita através de Wi-Fi, sinais de rádio, infravermelhos ou Bluetooth.

O monitoramento remoto é um dos benefícios que mais obteve avanço nos últimos anos.

 

Automação Industrial e o futuro da indústria

De olho nas mudanças de comportamento das empresas em relação à automação industrial, as fabricantes de tecnologia para automação estão em uma competição acirrada. Com isso, apresentam ao mercado soluções e produtos inovadores, com a promessa de custos cada vez mais baixos.

 

Com as novas tecnologias de automação industrial possibilitando uma linha de produção auto controlável, confiável e custos de mão de obra reduzidos ao mínimo necessário, a qualidade e o ganho de produção, logo se tornarão vantagens competitivas. 

Portanto, esse será o grande diferencial entre as empresas de sucesso e as que deixarão de existir.

 

Atualmente vivemos em um período em que as mudanças nos processos produtivos são bem nítidas. Em breve, as empresas que não investirem em automação sofrerão sérias dificuldades, impactando diretamente em sua competitividade e lucratividade.

 

Uma linha de produção inteligente oferece diversos benefícios para qualquer empresa, além do total controle das informações, facilitando as tomadas de decisões e tornando-se uma alternativa atraente para as empresas.

 

Com o passar dos anos, os custos de aquisição de novas tecnologias diminuíram e novas opções surgiram ao passo que diferentes indústrias começaram a implementar sistemas de automação industrial, com o objetivo de acelerar a capacidade de produção.

 

Assim, o futuro da indústria é agora, portanto, não fique parado!

 

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das tecnologias e novidades da automação industrial!